Estratégias para aumentar as vendas do seu ecommerce
Todo proprietário de ecommerce busca estratégias para aumentar as vendas. Muitos artigos ajudam com estratégias de marketing digital, construção de persona, campanhas, mas esquecem da parte técnica do site! Por isso, nesse artigo vamos destrinchar algumas estratégias que podem ser feitas na parte tecnológica do seu ecommerce e, com certeza, irão impactar positivamente no desempenho do seu site.
Apesar de algumas dessas estratégias possuírem um maior nível de dificuldade de implementação, elas causarão um grande impacto. Então, não perca tempo e veja a seguir as nossas dicas para aumentar as vendas!
As pessoas gostam de design simples
Por design simples não estamos falando de algo mal feito, mas sim de um design minimalista. E não apenas na parte estética, mas também na parte de funcionalidades.
Você precisa pensar no caminho que seu usuário fará do momento em que ele entra no seu site até o momento em que realiza a compra, e esse caminho deverá ser o mais linear possível e sem muita confusão.
Para exemplificar, compare quantas interações você precisa fazer para conseguir um crédito no seu banco tradicional e quantas precisa fazer para conseguir um crédito em um banco digital. Bem mais simples, não é?
Quanto menos customização e menos setup tiver, mais perto seu usuário estará de uma conversão.
Mobile first: tenha um site otimizado para celular
Ter um site responsivo hoje não é mais um extra, mas sim algo fundamental.
Atualmente, 41,8% das vendas são concretizadas pelo uso do celular. Isso significa que, caso você não dê a atenção necessária à responsividade do seu site, seu negócio deixará de lado uma quase metade dos consumidores.
Além disso, ter um site adaptado para celular é um fator de ranqueamento para as ferramentas de busca, como o Google.
Ou seja, mesmo que a maioria dos seus clientes prefira comprar por desktop, não ter o site adaptado para celular irá prejudicar em aparições orgânicas. Portanto, leve em conta no momento de desenvolver sua página.
Melhore a velocidade do seu site
Apesar de a velocidade não ser diretamente um fator de ranqueamento, é um critério de desempate. Além disso, uma página que não carrega pode prejudicar outros indicadores, uma vez que, segundo o Google, 40% dos usuários não esperam mais que 3 segundos para que uma página carregue. Se muitos usuários saem da sua página antes do carregamento, ela com certeza será mal vista pelas ferramentas de busca, além de aquele usuário provavelmente nunca mais voltar.
Para saber como anda sua velocidade você pode testar no PageSpeed. Nele você encontra diversas estratégias para melhorar sua página sem precisar de alterações significativas, como otimizar imagens, retardar o carregamento de códigos mais pesados, deixando-os mais leves como prioridade.
Cuidado com conteúdos duplicados
O Google não gosta de conteúdos duplicados na internet, pois isso faz com que ele tenha dificuldades em atribuir o autor daquele conteúdo. Portanto, é algo que devemos ter muito cuidado.
A duplicidade pode acontecer até mesmo sem querer. Por exemplo, caso tenhamos páginas de produtos muito similares, isso pode deixar uma impressão ruim nos buscadores. A melhor forma de resolver essa questão é avisar para o Google qual das páginas deve ser considerada como canônica, dessa forma toda a autoridade será concentrada na página principal. E para checar seu site, basta dar um analisada no seu domínio pelo Google Search Console.
Remova todas as distrações
Recuperando um pouco do primeiro tópico, devemos guiar nossos usuários pelo melhor caminho. Isso significa, em alguns momentos, remover excessos de informações. Por exemplo, numa tela de checkout nós queremos que o usuário tenha apenas duas opções: terminar o processo de compra ou voltar. Por isso, nessa tela tiramos todas as demais possíveis saídas. Esse conceito é o que chamamos de porta única, ou seja, a única opção clara para o usuário é terminar a compra, não há outros fatores para distraí-lo.
Construa um sitemap
O sitemap é um arquivo que é lido apenas pelas ferramentas de buscas. Ele é importante, pois é nele que você informa quais são as páginas principais do seu site e quais são as páginas de segundo plano. Dessa forma, você consegue otimizar como os motores de busca passam pelo seu site. Assim, eles farão isso de maneira mais recorrente. Também não esqueça de atualizá-lo com frequência.
Divulgue formas de contato
Não há nada pior do que identificar um problema em uma compra online e perceber que terá que gastar muita energia para encontrar com quem solucionar a questão, não é mesmo? Muitos clientes já sofreram com essa situação e, antes mesmo de escolherem os produtos, já procuram se a empresa disponibiliza essas informações.
Toda empresa busca atuar para não ter problemas de experiência, mas sabemos que às vezes isso é inevitável. A forma como sua empresa reage é muito mais importante do que a falha em si! Portanto, não hesite em demonstrar que, em um caso atípico, sua empresa é acessível para o seu cliente.
Com todas essas dicas, com certeza sua empresa aumentará a prospecção de clientes. Com isso, aumentar as vendas do seu ecommerce será natural.
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