Como funciona uma API? Um texto para empreendedores

Por netoconcon em

O que é uma API?

As APIs aparecem muito em tecnologia, e hoje falaremos sobre elas. O acrônimo significa Application Program Interface, e pode ser traduzido como Interface de Programação de Aplicação. Se você não gostou da definição e está pensando em não continuar lendo esse texto, vou dar uma motivação: de acordo com um estudo da McKinsey em 2017, foi estimado que por volta de 1 trilhão de dólares americanos (não precisa converter em reais para ter uma ideia desse valor, não é…) poderiam ser distribuídos na economia, decorrentes do uso de APIs. Que tal participar dessa distribuição de resultados? Para isso, vamos entender o que são as APIs, como funcionam e como podem gerar valor para o seu negócio.

Essencialmente as APIs facilitam a vida dos empreendedores no desenvolvimento de aplicações. Vamos imaginar que você quer colocar um mapa do Google Maps em seu site, para ajudar o seu cliente a encontrar a sua localização e propor a melhor rota para chegar ao seu negócio. Se o programador tivesse que entender a fundo como o Google Maps funciona, como obtém os dados de latitude e longitude, como traça a rota, etc… para desenvolver a aplicação, ele perderia muito tempo, seria complicado, mais suscetível a erros de código e muito mais investimentos financeiros. Ao disponibilizar a API, o Google Maps facilita a vida dos negócios que lendo atentamente a documentação, poderá construir um produto muito mais enxuto e simples para obter os dados necessários. A API é como se fosse uma “ponte”, um “meio de campo”, entre a sua aplicação e a aplicação do Google Maps nesse exemplo.

Então você quer dizer que quando o WhatsApp automaticamente faz a conexão com os contatos de minha agenda no celular, ele está usando APIs para fazer o meio de campo entre o aplicativo WhatsApp e o aplicativo dos meus contatos? É isso? Exatamente. O termo interface remete ao nosso “meio de campo”, a nossa “ponte”. Então quando eu tiro uma foto no Instagram e publico no Facebook automaticamente, esse meio de campo é feito por meio de APIs também? Acertou novamente!

Como funcionam as APIs?

As APIs podem ser gratuitas ou pagas. Então você pode ganhar dinheiro fazendo a sua API e vendendo, ou você pode ganhar dinheiro usando uma API para facilitar a realização de um processo em seu negócio que gere receita. No exemplo anterior do Google Maps, dependendo do que a sua aplicação irá fazer, você precisará apenas das APIs que o google disponibiliza gratuitamente, ou então terá de usar alguma API paga.

Outros exemplos podem ser citados, tais como os sistemas operacionais Android e iOS, que também disponibilizam APIs. Como uma imagem vale mais que mil palavras, vou colocar essa para ficar claro o papel de “ponte” das APIs. A imagem a seguir ilustra que esse meio de campo pode estar entre dispositivos móveis, dispositivos de internet das coisas (IoT) e outras apps. O artigo disponível pela Red Hat é muito bacana para quem quiser se aprofundar no assunto. 

E para quem gosta do Google Street View, como eu, segue a API dele. Agora que temos uma ideia de como as APIs funcionam, vamos falar de alguns exemplos de negócios com APIs.

Como aplicar APIs no meu produto?

Para fugir um pouco do tradicional, vamos colocar como primeiro exemplo de uso de API no mercado, uma plataforma muito bacana desenvolvida pela Northern, chamada Decode Juris. Esse sistema traduz textos jurídicos utilizando técnicas de inteligência artificial (IA). Os algoritmos de IA são complexos, exigem modelos que podem utilizar redes neurais artificiais, que precisam ser treinados, etc… Com o uso de APIs, a empresa fez a comunicação do site com o algoritmo de tradução. 

Funciona mais ou menos assim, na aplicação da web a empresa se preocupou com o cadastro de empresas, gerenciamento de conta, cadastro de usuário, assinatura de planos, e interface para os usuários subirem textos e receberem os textos jurídicos traduzidos. Depois que usuário fez o upload do texto e apertou o botão para enviar, a plataforma usou uma API que fez a comunicação com o código que implementa a IA. Depois de um certo tempo, o algoritmo retorna o texto traduzido para a plataforma, usando mais uma vez a API para retornar a informação. É bacana ver um exemplo de aplicação em uma área fora de TI, como a área jurídica, não é? 

O WhatsApp é um outro exemplo bacana, afinal é uma plataforma que atinge mais de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro. Através de integração via API, você pode se comunicar com seus clientes, agendar mensagens pré-programadas, enviar cobranças, informar o status de pedidos, entre outras coisas. Recentemente o WhatsApp começou a oferecer a possibilidade de fazer pagamentos através da plataforma. Você pode até enviar dinheiro nas conversas. Mas esse negócio é seguro?

neto-github-profile
Visão do meu perfil no Github https://github.com/netoconcon

api-endpoint
O meu mesmo perfil, mas dessa vez na visão de como o computador consome a informação (e eu ainda uso uma extensão d e Chrome para facilitar a leitura)
https://api.github.com/users/netoconcon

Como são as seguranças das APIs?

A questão de segurança também envolve as APIs, e é preciso tomar as devidas providências para que a tecnologia seja um fator de tranquilidade, e não de preocupação. Além da criptografia, os aplicativos comumente utilizam códigos PINs para validar essa ponte, alguns utilizam biometria, existe a autenticação multifator, em que o usuário precisa de mais de uma fonte de autenticação para validar a operação. Enfim, existem caminhos para garantir a máxima segurança possível.

Lembra do começo do texto, daqueles 1 trilhão de dólares? Difícil esquecer… rsrsrs… Vimos algumas aplicações de APIs, entendemos como elas funcionam e falamos da facilidade que elas podem trazer no desenvolvimento de soluções. Para fechar, vou dar umas dicas de como procurar APIs para facilitar a sua vida. O site ProgrammableWeb é um dos repositórios mais antigos de APIs, você acha API do Facebook, Google, Android, etc… Até a NASA disponibiliza algumas APIs, imagina poder dizer “meu negócio usa API da NASA”, chique hein… rsrsrs… Por fim, o governo federal também disponibiliza algumas APIs. Dependendo de sua cidade/estado, pode ser que algumas APIs estejam disponíveis para facilitar o desenvolvimento de aplicações associadas a serviços e órgãos públicos.

Como usar APIs nos meus negócios?

Nessa breve abordagem vimos que existem APIs para negócios que são de empresa para empresa (B2B), de empresa para consumidor (B2C) e de empresa para governo (B2G). Muitas outras coisas relacionadas às APIs não foram discutidas, há um mundo a ser explorado. A chance de existir uma API para ajudar o seu negócio, que você ainda não usou ou não conhece é grande. Se tiver interesse, procure um especialista para saber mais. E bons negócios! 

Categorias: Estratégia

netoconcon

Neto Concon é economista e administrador pelo Insper. Trabalhou com turnaround de empresas antes de virar empreendedor. Hoje é fundador da Northern Ventures, co-fundador do Wabafood, mentor de startups no Founder Institute, mentor na disciplina Resolução Eficaz de Problemas no Insper e professor de desenvolvimento web e produtos no Le Wagon

0 comentários

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *