Transformação digital nas empresas
Transformação digital não é um termo novo, pois já vem acontecendo há alguns anos em diversas empresas.
Hoje, já estamos chegando na maturidade dela dessa transformação digital, mas ainda há muito aprimoramento a ser feito nas empresas.
O que é transformação digital
A transformação digital é a adequação das empresas às tendências tecnológicas e sociais.
Um bom exemplo disso são as antigas empresas de fotografia. Antes, quando você tirava uma foto, era preciso revelar o filme fotográfico. Essa mecânica envolvia a produção de câmeras, filmes fotográficos, materiais químicos de revelação, ambientes específicos para revelação, álbuns, porta-retratos e etc…
Com as câmeras digitais e com os celulares, esse processo todo deixou de existir em larga escala como era antes.
Quem não foi rápido o suficiente para se transformar perdeu espaço no mercado. Essa mudança é a de um modelo de produto para um modelo de informação.
Então, a transformação digital consiste em entender as novas necessidades da sociedade, baseando-se totalmente em informações, dados, tecnologia e processamento. A partir desse entendimento é possível criar produtos, negócios e carreiras, mas tudo orientado para esse novo mercado.
Qual a importância da transformação digital
O primeiro ponto que precisamos chamar atenção, onde já é possível notar a importância da empresa estar transformada digitalmente, é a necessidade de um modelo comercial online.
Se sua empresa não marca presença no mundo digital, você não conseguirá usar a tecnologia digital nos diversos setores e processos da sua empresa.
Tendo presença digital você aumenta as possibilidades de sua empresa ser encontrada.
Transformação digital na prática
Para trabalhar a transformação digital, é necessário entender que ela é baseada em 4 principais pilares:
- Engajamento do consumidor: é preciso que as empresas criem formas que façam com que o consumidor esteja no centro do seu produto ou serviço. Ou seja, que ele tenha um valor para a marca.
- Empoderamento dos colaboradores: isso acontece através de mudanças na instituição que favoreçam os empregados, seja mudar o esquema de dias trabalhados, flexibilidade no local de trabalho e horário, entre várias outras opções. Outro ponto é estimular a colaboração.
- Otimizar as operações: aqui entram as implementações de tecnologia, inteligência artificial e até mesmo simplificar as organizações.
- Transformação do seu produto: é a adequação constante do seu produto às necessidades do mercado.
Tendências da transformação digital
Confira agora algumas das principais tendências da transformação digital.
- Big data e data driven marketing: Esse é o marketing baseado em dados. Ele vai te ajudar a ter uma conversa mais relevante com o seu público e com os clientes, pois você terá mais controle sobre os dados daquele cliente.
- Inteligência artificial: É o que os algoritmos exibem quando realizam uma tarefa de forma inteligente. Explicamos mais sobre suas diversas formas neste post.
- Internet das coisas: Esse é o conceito de um ecossistema tecnológico em que objetos estão interconectados. É o caso de um smartphone que está interconectado a um smartwatch.
- Blockchain: Como o nome indica, blockchain é uma cadeia de blocos que contém informações. Ela foi usada em 2009 para a criação da moeda criptográfica Bitcoin.
- Business Intelligence: Mais conhecido como BI, transforma uma grande quantidade de dados em estratégias e informações que poderão auxiliar a sua empresa.
Transformação e Low Code
Uma parte importante da transformação digital é o Low Code, que acaba trazendo mais pessoas para o mundo digital por facilitar a criação de aplicativos. Falamos mais sobre ele neste artigo.
Como fazer a transformação digital na sua empresa
A seguir, elencamos cinco passos para você pensar na transformação digital do seu negócio:
- Colaborador em primeiro lugar: o seu colaborador bem assistido e bem animado com a empresa, fará os clientes ficarem mais satisfeitos.
- Identifique o perfil de seu cliente: isso requer um tempo de aproximação com seus clientes. Isso pode ser feito através de ligações, reuniões onlines, entre outros modelos.
- Implantação de novas tecnologias: os avanços da tecnologia estão beneficiando cada vez mais as empresas em todos os processos. Por isso, é tão importante que seu negócio esteja sempre a par das novas tecnologias.
- Esteja disponível: você precisa estar disponível para ouvir sugestões e reclamações de clientes e colaboradores. E não como no passado, mas de uma forma ativa, que leve sua empresa a resultados excelentes.
- Atualize-se ou contate especialistas: é sempre importante nos atualizarmos para entendermos as demandas do mercado. Mas sabemos que não é sempre possível acompanhar tudo o que surge. É nessa hora que um bom consultor de tecnologia pode ajudar a sua empresa a ir mais longe.
Quer saber mais sobre a transformação digital na prática e a tendência da transformação digital nos negócios? Leia os demais artigos em nosso blog!
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