Software aplicativo: tudo que você precisa saber!
É impossível conhecer alguém que não tem um software aplicativo baixado no seu celular. Embora muitas pessoas só conhecem por “aplicativo”, esse termo também pode levar outros nomes.
O software aplicativo ou aplicação também são formas de se referir a esse conceito. Mas o que ele significa? Quais são as funções dele? Quais são os tipos que existem? E existe alguma diferença entre software e aplicativo?
Nesse artigo, vou explicar a você um pouco melhor sobre ele, para que você entenda como sua empresa pode aproveitar essa solução.
Tenha uma boa leitura!
Índice de conteúdo
1. O que é software aplicativo?
2. Quais são as funções do software aplicativo?
3. Quais os tipos de software aplicativo existentes?
4. Quais as diferenças entre softwares e aplicativos?
5. Qual a importância de contar com um software aplicativo?
O que é software aplicativo?
Um software aplicativo, ou simplesmente aplicativo, é um programa de computador desenvolvido para realizar uma tarefa específica, geralmente voltada para o usuário final.
Existem aplicativos para realizar uma ampla variedade de tarefas, como edição de texto, edição de imagens, gerenciamento financeiro, jogos, comunicação, entre outros — e irei falar mais sobre esses tipos mais à frente.
Quais são as funções do software aplicativo?
O principal objetivo dos aplicativos é fornecer uma solução para um problema ou necessidade específica do usuário. Algumas das suas funções são executar tarefas, processar informações, fazer cálculos.
A ideia é que eles facilitem alguma atividade. Por exemplo, o Microsoft Word é usado para criar e editar documentos. O Microsoft Excel, serve para criar e gerenciar dados em planilhas.
Um software aplicativo de edição de imagens, como o Adobe Photoshop, serve para editar e manipular imagens digitais e assim sucessivamente.
Todos eles são desenvolvidos com base em linguagens de programação específicas, e podem ser projetados para funcionar em diferentes plataformas, como computadores, smartphones, tablets, entre outros dispositivos eletrônicos.
Resumindo: existem diversos tipos de aplicativos que podem ser desenvolvidos de acordo com as necessidades dos usuários e do mercado em geral.
Quais os tipos de software aplicativo existentes?
Bom, como falei antes, há vários tipos de softwares aplicativos e isso não diz respeito só em relação a sua função, mas também o modo de uso. Alguns deles são:
- Software de sistema;
- APP;
- Software empresarial;
- Aplicativo de simulação;
- Suíte de aplicativos.
Vou falar sobre cada um a seguir!
Software de sistema
O primeiro tipo de software aplicativo é o de sistema. Nesse caso, ele é projetado para fornecer uma plataforma para a execução de outros programas de aplicativos.
Ele fornece uma interface entre o hardware do computador e os programas de aplicativos, permitindo que eles sejam executados com eficiência e segurança. Exemplos mais conhecidos: iOS, Android, Windows e Linux.
APP (Application Program)
O APP, também chamado de Application Program, nada mais é do que uma aplicação simples em um celular ou desktop. Isso significa que os objetivos deles são menos trabalhosos e pouco complexos.
Ele serve para realizar uma tarefa específica, solucionando alguma coisa. Por exemplo, o Google Agenda é um app que serve para colocar tarefas no calendário.
Software empresarial
O software empresarial ou corporativo é aquele que é específico para empresas. No geral, também é conhecido como software de gestão. Suas principais funções estão associadas a otimização de processos e redução de custos.
Um exemplo disso é o TeamViewer, que serve para ajudar colaboradores a acessar arquivos e informações da empresa de qualquer lugar que eles estejam.
Aplicativo de simulação
Aplicativos de simulação servem para, como sugere o nome, simular alguma coisa. É como se eles criassem um exemplo fictício para o usuário avaliar as decisões necessárias se essa situação fosse ou se torne real.
Acaba funcionando como uma possibilidade de estudo de cenários futuros, o que é muito útil para diversos profissionais. Isso pode servir para cortar o cabelo, fazer uma tatuagem e até mesmo para imaginar um móvel de um quarto, por exemplo.
Suíte de aplicativos
A suíte de aplicativos é o conjunto de softwares que dialogam entre si. Apesar de cada um ter uma função, os programas fazem parte de um “pacote” e tem diversas funções de integração.
O tipo de software aplicativo para esse caso é o Pacote Office, que reúne processadores de documentos, planilhas, apresentações, entre outros.
Quais as diferenças entre softwares e aplicativos?
Embora tenhamos falado sobre software aplicativo, é interessante entender qual é a diferença entre os dois termos.
Na verdade, todo aplicativo é um software, mas nem todo software é aplicativo.
O software é um termo mais amplo que engloba todos os tipos de programas, enquanto os aplicativos são um tipo específico de programa projetado para executar uma tarefa específica em um dispositivo ou sistema operacional.
Qual a importância de contar com um software aplicativo?
Contar com um software aplicativo pode trazer muitos benefícios para sua empresa ou negócio. Mas quais são eles? Vou elencar 4 principais:
- Aumento da eficiência e produtividade: um software aplicativo pode automatizar tarefas repetitivas e demoradas, permitindo que sua equipe se concentre em atividades mais importantes e estratégicas. Isso pode aumentar a eficiência e produtividade da sua empresa;
- Melhora da comunicação e colaboração: uma aplicação pode fornecer uma plataforma para comunicação e colaboração entre os membros da equipe, independentemente de sua localização geográfica. Isso pode ajudar a melhorar a eficácia da equipe e reduzir o tempo de resposta em relação a questões críticas;
- Melhora na tomada de decisão: um aplicativo pode fornecer informações e insights importantes sobre seu negócio, permitindo que você tome decisões mais informadas e estratégicas. Isso pode ajudar a otimizar processos e melhorar a eficácia geral do seu negócio;
- Otimização da experiência do cliente: esse tipo de software também pode fornecer uma plataforma para interagir com sua base, permitindo que você forneça um melhor atendimento às pessoas e responda mais rápido, por exemplo. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e a fidelidade à sua marca.
Basicamente: um software aplicativo pode ajudar sua empresa a ser mais eficiente, produtiva e competitiva.
E é isso que faz importante considerar a implementação na sua empresa: ela vai ajudar a alcançar seus objetivos de negócios.
Quer entender melhor como a Northern pode ajudar com o seu software aplicativo? Fale com a gente!
1 comentário
vitor · Julho 13, 2023 às 17:17
estou criando meu blog e li seu post pra começar com ideias para o meu. E muito legal, bem explicativo, obrigado.