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Entendendo o SGE (Search Generative Experience) e seu papel

Por netoconcon em Maio 3, 2024Maio 3, 2024

A forma como interagimos com a internet está em constante evolução, e uma das últimas fronteiras dessa evolução é o SGE, ou Search Generative Experience. 

Ele é um passo inicial na transformação da experiência de busca com o uso da IA generativa. Mas você sabe como funciona e o que sabemos até agora?

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Neste artigo, exploraremos o que é o SGE, como ele se relaciona com o Google e a inteligência artificial por trás dele, sua importância para o SEO e ainda a experiência do usuário. Bora lá?

Índice de conteúdo

1. O que é o SGE?
2. Como a IA do Google influencia o SGE?
3. O SGE e sua relação com a experiência do usuário



O que é o SGE?

O SGE, ou Search Generative Experience, é um conceito que descreve a experiência gerada para o usuário quando ele realiza uma pesquisa em um mecanismo de busca, como o Google. 

É bom explicar, no entanto, que ele não se limita apenas aos resultados exibidos na página de resultados de pesquisa, mas também inclui a forma como esses resultados são apresentados e como o usuário interage com eles.

Mas a importância do SGE está diretamente relacionada à maneira como as pessoas consomem informações online. 

Com o aumento da quantidade de conteúdo disponível na web,  é fundamental os mecanismos de busca oferecerem uma experiência de pesquisa cada vez mais relevante e personalizada.

Como o SGE está relacionado ao Google?

O Google é líder absoluto quando se trata de mecanismos de busca: ele processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. 

Isso equivale a mais de 40 mil pesquisas por segundo.

Levando isso em conta, o SGE desempenha um papel fundamental na forma como ele entrega seus resultados. 

Por meio de algoritmos complexos e inteligência artificial, o Google é capaz de entender o contexto e as intenções por trás de uma pesquisa, fornecendo resultados mais relevantes e úteis para o usuário.

Como a IA do Google influencia o SGE?

A verdade é que a inteligência artificial (IA) é a espinha dorsal do SGE. Ela é responsável por analisar grandes volumes de dados, compreender padrões de busca e personalizar os resultados de acordo com as preferências de cada usuário. 

E como toda tecnologia, ela é constantemente aprimorada e refinada para garantir que os resultados sejam precisos e atualizados.

Por isso também, a interação entre IA e SGE é complexa e multifacetada. A IA processa a consulta de pesquisa do usuário, analisa o conteúdo disponível na web e determina quais resultados são mais relevantes para apresentar. 

Isso é feito levando em consideração uma série de fatores, como relevância, autoridade do site e histórico de navegação do usuário.

Por que o SGE é relevante para SEO?

Estamos falando de uma nova forma de olhar para a SERP, ou melhor, Página de resultados do mecanismo de pesquisa (tradução da sigla).

Então, naturalmente, o SGE tem um impacto direto no SEO (Search Engine Optimization), pois influencia a forma como os resultados de pesquisa são apresentados e classificados. 

Otimizar seu conteúdo para o SGE significa garantir que ele seja facilmente identificado e valorizado pelos algoritmos de busca.

Otimizar palavras-chave para o SGE é essencial para garantir que seu conteúdo seja encontrado pelos usuários que estão procurando por informações relevantes. 

Da mesma forma que já funciona para o SEO, envolve identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu nicho e incorporá-las de forma natural em seu conteúdo.

Isso vai ajudar com que as referências das respostas geradas de forma automática pelo SGE tenham seu conteúdo como referência — e ele será creditado por isso. O efeito é o mesmo do SEO: vai reecber cliques e tráfego.

Como utilizar o SGE de forma eficaz?

Bom, o SGE ainda é um campo em franca evolução, mas já há alguns caminhos que podemos traçar para melhor aproveitá-lo.

Por isso, aqui vão 3 dicas:

1. Produza conteúdo de alta qualidade

Isso vale para diveras plataformas.

A qualidade do conteúdo é crucial para o sucesso do SEO e do SGE. Isso significa criar conteúdo original, relevante e valioso para o seu público-alvo. 

Ao produzir conteúdo de alta qualidade, você ao mesmo tempo aumenta suas chances de classificação nos resultados de pesquisa como melhora a experiência do usuário, o que é fundamental para o SGE. 

2. Otimize seu site para dispositivos móveis

O crescimento do uso de dispositivos móveis para acessar a internet é mais um grande imperativo: seu site precisa ser otimizado para dispositivos móveis, ok? 

Isso inclui garantir que seu site seja responsivo e ofereça uma experiência de usuário consistente em todos os dispositivos, desde smartphones até tablets. 

Um site responsivo melhora a experiência do usuário e ainda se favorece dentro dos algoritmos de busca — o que pode ajudar a melhorar seu ranking nos resultados de pesquisa.

3. Acompanhe as tendências de pesquisa:

As tendências de pesquisa estão sempre mudando, e é importante ficar de olho nelas para ajustar sua estratégia de conteúdo conforme necessário. 

Não esqueça de identificar as palavras-chave mais relevantes para o seu nicho e criar conteúdo que atenda às necessidades e interesses atuais do seu público-alvo. 

Ferramentas de análise de palavras-chave e tendências de pesquisa, assim como no SEO, vão ajudar você a identificar as oportunidades de classificação e criar conteúdo que responda às perguntas!

O SGE e sua relação com a experiência do usuário

O SGE tem um impacto significativo na experiência do usuário. Mas por que se fala tanto dessa relação?

Ele influencia diretamente a forma como as pessoas encontram e interagem com o conteúdo online. 

Ao apresentar resultados de pesquisa mais relevantes e personalizados, o SGE ajuda os usuários a encontrar as informações que estão procurando com mais facilidade e rapidez.

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Além disso, o SGE também contribui para melhorar a interação do usuário com os resultados de pesquisa. 

Snippets de conteúdo, resultados em destaque e outros recursos interativos tornam a pesquisa mais envolvente e informativa para os usuários.

Por isso, ao seguir as práticas recomendadas e adaptar sua estratégia de SEO para aproveitar ao máximo o SGE, você estará no caminho certo para alcançar melhores resultados de pesquisa e oferecer uma experiência de usuário excepcional!

Categorias: Inteligência Artificial

netoconcon

Neto Concon é economista e administrador pelo Insper. Trabalhou com turnaround de empresas antes de virar empreendedor. Hoje é fundador da Northern Ventures, co-fundador do Wabafood, mentor de startups no Founder Institute, mentor na disciplina Resolução Eficaz de Problemas no Insper e professor de desenvolvimento web e produtos no Le Wagon

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