Inteligência Artificial: o que é e como aplicar no seu negócio
Inteligência Artificial é a simulação de três aspectos da inteligência humana em softwares: aprender, perceber e decidir. Ou seja, é passado para os algoritmos a capacidade de entenderem o ambiente ou situação em que se encontram e reagirem de maneira que suas chances de sucesso sejam otimizadas.
Diferente do paradigma da programação, em que os algoritmos apenas executavam o que era claramente especificado para eles, agora os algoritmos são capazes de entender a situação em que se encontram via inserção de dados. Assim, eles reagem de maneira autônoma em relação a cada situação, sempre buscando uma otimização.
Dessa forma, a utilização de Inteligência Artificial pode exponencializar a capacidade de simulações, o entendimento de problemas e a formulação de respostas, tornando assim, uma ferramenta fundamental na resolução de problemas práticos e otimizações.
Como a Inteligência Artificial funciona
O primeiro ponto para entender o funcionamento das Inteligências Artificiais é entender que elas têm um domínio de validade definido. Ou seja, não adianta pegar um modelo super complexo, capaz de dirigir um carro autônomo em uma avenida lotada no horário de rush, e colocar esse modelo para fazer a tradução de um texto. Isso não acontece, essa realidade do cérebro humano ainda é muito distante do mundo computacional.
Portanto, cada modelo terá seu domínio de uso específico e bem definido. E o que define o domínio de validade de uma IA são os dados e treinamento a que ela é exposta. Logo, ela ainda é limitada ao que lhe foi fornecido como informação e deve ser utilizada nesse mesmo universo.
Já os modelos são tentativas do algoritmo de entender todos os dados fornecidos, organizar toda essa informação, de modo que seja possível encontrar padrões e, a partir deles, tomar decisões que aumentem a chance de sucesso. Conheça alguns modelos de inteligência artificial a seguir.
O modelo da árvore de decisão
Os primeiros modelos de inteligência artificial nada mais eram do que modelos de árvore de decisões, em que se usava processamento computacional para analisar e ponderar o máximo de possibilidades existentes, em quantidade muito superior à capacidade humana. Esse era o mecanismo de funcionamento do Deep Blue, uma máquina de cálculo que desafiava o homem.
Ele conseguia identificar a situação do jogo, ou seja, em qual ponto da árvore de decisão estava, e analisava todas as sequências de jogadas que se iniciavam daquele ponto. Com base em todas as possíveis jogadas, optava pela com maior probabilidade de vitória.
Machine Learning
Imagina que, ao invés de cadastrarmos uma base de dados gigante e jogadas de xadrez, pudéssemos falar para o computador quais eram as regras do xadrez e deixássemos o computador jogar várias partidas de xadrez contra ele mesmo. Assim, ele mesmo iria construindo um repertório de jogadas.
As possibilidades seriam maravilhosas, pois o computador poderia chegar em resultados que não foram previstos pelos humanos, pois ele consegue treinar de maneira muito mais acelerada que um humano.
Pode ser um pouco difícil de imaginar como é um computador jogando contra ele mesmo, repetidas vezes. Mas a verdade é que um computador é capaz de explorar possibilidades e até descobrir falhas.
No documentário Alpha Go, disponível na Netflix, é possível entender como as máquinas, em um primeiro momento, tem um repertório muito pequeno de jogadas. No caso da máquina que aparece no documentário, ela apenas realiza um movimento e aos poucos vai aumentando esse repertório e descobrindo quais são as sequências de movimentos que aumentam sua pontuação.
Deep Learning
O Deep Learning é uma evolução do conceito de Machine Learning. A base do Deep Learning é o conceito de rede neural. Uma rede neural, de maneira simplificada, são várias camadas pelas quais um conjunto de informação passa. Em cada uma dessas camadas, o conjunto de informações segue um determinado fluxo, de uma camada de entrada até uma camada de saída. Dessa maneira, o sistema irá captar alguns entendimentos sobre o conjunto de informações, de acordo com limites programados.
Durante esse processo, que tenta replicar o funcionamento do cérebro humano, serão produzidos resultados dinâmicos. Os resultados com melhor desempenho serão utilizados posteriormente.
Exemplos de Inteligência Artificial
O uso de Inteligência Artificial está cada vez mais frequente e cada vez mais inserido em nosso cotidiano. Muitas vezes, nem nos damos conta de que o que nos é apresentado é resultado de um algoritmo complexo. Veja alguns exemplos a seguir.
Inteligência Artificial para recomendações
Os algoritmos são treinados para identificar padrões de comportamento das pessoas. Assim, eles são capazes de fazerem recomendações mais assertivas e conseguem maior engajamento dos usuários de um determinado produto.
Fazem parte dessa categoria as recomendações de compra em um ecommerce, os filmes e músicas recomendados por um serviço de streaming e até o posts que irão aparecer no seu feed das redes sociais.
Todo o seu comportamento é cruzado com diversos padrões de comportamentos e então é feita uma inferência sobre qual o novo conteúdo terá maior probabilidade de que pessoas do seu perfil interajam. Não duvide, esse conteúdo só não será apresentado caso o algoritmo esteja testando coisas novas sobre você.
Linguagem natural
Nossos queridos assistentes pessoais são os melhores exemplos de como uma rede neural consegue com eficiência entender a linguagem natural. Eles conseguem transformar sons em bytes e reconhecer padrões nesses bytes para definir qual foi sua solicitação e então definir a melhor resposta para que você tenha sua solicitação atendida.
Tradução de idiomas
Já existem algoritmos capazes de traduzir textos em diversas linguagens. Eles conseguem fazer isso em uma velocidade e qualidade muito superior à humana.
Reconhecimento de imagens
Sabe quando você posta uma foto em uma rede social e ele sabe quem está com você? Ou você usa a sua câmera para desbloquear seu celular? Tudo isso é possível por conta de uma rede neural que reconhece padrões nos bytes de uma imagem.
Meu negócio vai ser substituído pela Inteligência Artificial?
Não é possível afirmar que seu negócio será substituído, mas com certeza será muito impactado. Quanto mais repetitivo seu trabalho for, mais provável que tenhamos um computador executando no futuro, como mostra essa notícia. Portanto, a IA irá causar grande impacto no mercado de trabalho.
Mas nem tudo é motivo para pessimismo, pois assim como a tecnologia pode acabar com certos empregos, ela pode criar oportunidades.
Não acredita? Imagine um imigrante que recentemente chegou em uma cidade de outro país e que não conhece a cidade, muito menos a língua.
Provavelmente seria muito difícil conseguir um emprego, certo?
Errado! Com tecnologia, ele consegue se adaptar. A tecnologia permite, por exemplo, que ele seja um motorista de aplicativo, trabalho no qual o aplicativo irá ser uma interface entre ele e o passageiro, traduzindo uma comunicação feita em duas línguas totalmente diferentes, e um outro aplicativo irá guiá-lo por uma cidade que ele não conhece, mas de forma a pegar a rota mais rápida.
Como aplicar Inteligência Artificial nos negócios
Antes de falarmos de como aplicar Inteligência Artificial nos negócios, vamos analisar um pouco as vantagens e desvantagens.
Benefícios da Inteligência Artificial
- Automatizar interações com clientes de forma humana.
- Criar experiências de compras personalizadas.
- Melhora a previsão de resultados e assertividade da tomada de decisão.
- Otimizar processos e reduzir custos.
Riscos da Inteligência Artificial
O principal risco está justamente na essência da IA. Os dados que são utilizados para o treinamento dela. Para um exercício simples, pesquisei no Google “Cientistas Famosos”. O Resultado obtido está na imagem abaixo:
Entre as 10 primeiras imagens de “cientistas famosos”, a única mulher que aparece é Marie Curie. Pelo menos ela, vencedora de dois prêmios Nobel em duas áreas distintas do conhecimento. Mas e as outras mulheres? Será que o Google não encontra outras mulheres? Compare o resultado para quando pesquisamos “cientistas famosas”.
Não, o problema não está no Google, e muito menos nos algoritmos usados pelo Google, mas sim nos dados que foram utilizados para treinar essa IA. Esse IA foi treinada com dados do passado, e no passado nós não reconhecíamos nossas mulheres como cientistas.
Portanto, fica o ponto de alerta para todos que forem utilizar IA nos seus negócios. Qual a qualidade dos dados que estamos utilizando? Será que esses dados possuem algum viés intrínseco que pode afetar decisões futuras?
Como aplicar Inteligência Artificial no seu negócio
- Acredite que IA já é uma realidade possível
Apesar de parecer um tema futurístico, a IA já é uma realidade na maioria das grandes empresas e está ficando cada vez mais acessível a pequenos e médios negócios.
A maior barreira hoje é a falta de conhecimento sobre a disponibilidade de ferramentas e serviços que podem alavancar seu negócio a um investimento acessível.
Hoje é possível treinar modelos com baixíssimo custo de processamento de dados. Portanto, vale a pena ir atrás para saber como se beneficiar.
- Garantir a qualidade dos dados e adequação deles à LGPD
Como falamos na seção anterior, uma IA é tão poderosa quanto os dados que são utilizados para seu treinamento. E hoje vivemos na era dos dados, mas a maioria deles são de pouca relevância para modelos.
Portanto, antes de começar a pensar em utilizar modelos de IA, vale a pena refletir sobre a qualidade dos dados que existem no seu negócio e se essa base está de acordo com a LGPD.
- Mapear processos para tomada de decisões estratégicas
Quais são as tarefas que demandam muito do seu time, mas que possuem impacto no negócio muito menor que o esforço envolvido? Essas tarefas produzem muitos dados? São dados operacionais ou que são utilizados para tomada de decisão?
Normalmente, essas são perguntas que podem ajudar a identificar tarefas que podem ser substituídas por um algoritmo e, com isso, sua empresa libera as pessoas para atividades mais estratégicas e com maior geração de valor.
- Saiba como a IA irá ajudar seu negócio
Uma IA pode ajudar seu negócio de diversas formas, mas como falamos no início do texto, cada modelo tem um domínio de validade limitado.
Portanto saiba se uma inteligência artificial terá como objetivo aumentar suas receitas (pois aumenta o upsell, aumenta a conversão de vendas, melhora o relacionamento ou experiência do seu cliente), ou se ela terá um desempenho mais operacional na otimização de processos, redução do tempo despendido em processos rotineiros atuando na redução de custos.
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