Infoproduto o que é: descubra o que você precisa para começar
Infoproduto o que é? Com a expansão do mercado digital e a mudança de comportamento do consumidor, muitos negócios têm buscado por infoprodutos.
Mas o que é infoproduto? O próprio termo já dá uma grande pista, o infoproduto é um produto digital, que pode ser um curso, ferramentas digitais, softwares e etc.
Mas será que vale a pena investir nos infoprodutos? Como uma empresa pode criar um? Quais são os tipos que existem? Você terá essas respostas nesse guia completo de infoprodutos.
Vamos nessa? Tenha uma boa leitura!
Índice de conteúdo
1. Infoproduto o que é?
2. Tipos de infoprodutos
3. Vale a pena fazer infoprodutos?
4. Como criar um produto digital?
5. Quais as vantagens de ter um infoproduto?
6. Exemplo de produtos digitais: conte com a Northern
Infoproduto o que é?
Infoproduto é o termo utilizado para se referir aos produtos digitais que possuem informações relevantes e úteis, como cursos online, e-books, podcasts, webinars, e softwares.
Em outras palavras: são produtos que visam transmitir conhecimento e informações específicas para um público-alvo determinado em um ambiente virtual.
Inclusive, o grande diferencial dos infoprodutos é que eles são comercializados exclusivamente na internet — o que os torna mais acessíveis e democráticos.
Então em tese você não precisa, por exemplo, de estoque, logística ou distribuição. Seu produto no ambiente digital é totalmente escalável porque depende apenas de uma boa estratégia de marketing e uma demanda.
Tipos de infoprodutos
Existem vários tipos de infoprodutos disponíveis, cada um com suas características e vantagens.
Veja os 3 principais tipos de infoprodutos que podem ser produzidos por uma empresa.
Softwares como infoproduto
Os softwares são um dos tipos de infoprodutos mais valorizados no mercado digital. Eles são programas digitais que realizam uma tarefa específica—como um aplicativo para edição de fotos ou um sistema de gestão empresarial.
Um exemplo que a Northern ajudou a desenvolver:
Ajudamos a construir a Decode plataforma de inteligência artificial que traduz conteúdos.
É importante frisar que um software ou qualquer infoproduto é altamente escalável e pode ser vendidos para uma ampla base de clientes, permitindo que a empresa atinja um grande público na internet.
Cursos online
Os cursos online são outra opção bem popular de infoproduto. Eles consistem em uma série de aulas ou módulos que ensinam um determinado assunto ou habilidade, e podem ser ministrados através de vídeos, textos, áudios ou outros formatos.
As empresas tendem a oferecer cursos online sobre tópicos relevantes para o seu público-alvo, gerando autoridade e credibilidade no mercado.
E-books
Os e-books são um tipo de infoproduto que consiste em livros digitais que podem ser lidos em dispositivos eletrônicos, como tablets e smartphones.
Eles são uma opção prática para empresas compartilharem informações e conhecimentos usando marketing digital — podem ser utilizados como uma forma de gerar leads, oferecendo conteúdo relevante em troca das informações de contato do potencial cliente.
Vale a pena fazer infoprodutos?
Sim, vale a pena fazer infoprodutos porque as empresas podem criar produtos para expandir sua presença online e aumentar sua lucratividade, podemos elencar aqui alguns aspectos vantajosos.
- O infoproduto oferece uma excelente relação custo-benefício para a empresa.
- Eliminam o estoque, logística e distribuição.
Sem contar que certos infoprodutos podem ser inúmeras vezes, ou seja, gera lucro recorrente.
Outra vantagem do infoproduto é que ele é uma forma de oferecer valor para o público e estabelecer autoridade no nicho de atuação.
Ao produzir um infoproduto de qualidade e relevante para o público, a empresa demonstra seu conhecimento e expertise no assunto.
Como criar um produto digital?
Agora que você já sabe o que é um infoproduto, é hora de saber como criar um infoproduto.
O processo de criação de um infoproduto pode parecer complexo à primeira vista, mas com planejamento e estratégia, é possível produzir um produto de qualidade e relevante para o público.
Passo 1
Antes de começar a produção do infoproduto, é necessário definir qual será o tema abordado e qual será o público-alvo.
O conteúdo, naturalmente, precisa atender a uma demanda do mercado na mesma medida que o público-alvo precisa ser bem definido para que a produção do infoproduto seja direcionada a ele.
Passo 2
Em seguida, é necessário escolher o formato do infoproduto. Considere o tema e a preferência do público-alvo. Com o tema, público-alvo e formato definidos, é hora de começar a produção do infoproduto.
Não basta reforçar: é essencial que o infoproduto seja feito com qualidade e que ele seja relevante e informativo para o público — e a expertise de um profissional pode fazer toda a diferença nesse momento.
Se você não quiser o aspecto de amador na produção do seu infoproduto contrate sim um profissional de marketing ou tecnologia para criar seu produto. Se for um aplicativo, software ou plataformas de SAAS pode contar com a Northern.
Passo 3
Após a produção do infoproduto, você precisa pensar na divulgação e na venda do produto. É importante que a divulgação seja direcionada ao público-alvo e que seja feita de forma estratégica — ou seja, use o canal que faz sentido.
A venda do infoproduto fica a critério do seu negócio também: pode ser feita diretamente no site da empresa ou em plataformas de venda de produtos digitais.
Quais as vantagens de ter um infoproduto?
Alcance global
Uma das grandes vantagens de se ter um infoproduto é o seu alcance global. Ao contrário de produtos físicos, que estão restritos a uma localidade ou região, os infoprodutos podem ser vendidos para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, desde que haja acesso à internet.
Baixo custo de produção
Enquanto produtos físicos exigem altos investimentos em matéria-prima, logística, armazenamento, entre outros, os infoprodutos requerem apenas um investimento inicial na sua criação. Ainda nos casos de softwares, podem ter um custo-benefício alto.
Flexibilidade de horário e local
Diferentemente de quando é preciso estar presente em um local específico durante um horário determinado, a produção e venda de infoprodutos pode ser realizada de qualquer lugar e em qualquer horário.
Exemplo de produtos digitais: conte com a Northern
Existem muitos exemplos de produto digital, mas vamos trazer aqui um que a Northern criou: o Fit Lab. É um aplicativo de reeducação e planejamento alimentar.
O Fit Lab serve para acompanhar o consumo cotidiano das calorias e nutrientes ingeridos, criar um diário alimentar e observar o progresso do usuário.
Se você quer investir em um infoproduto de qualidade como um software, conte com a Northern!
0 comentários