Exemplos de SaaS no mercado e como são usados
Separamos exemplos de SaaS no mercado. Você sabia que essa é uma solução como serviço? Sim, o SaaS (do inglês, Software as a Service), é uma realidade de negócio e de uso para empresas e pessoas.
Organizações de todos os tamanhos e setores estão adotando soluções SaaS para aprimorar suas operações, impulsionar a eficiência e oferecer melhores experiências aos seus clientes. E eles tem aproveitado isso.
Pensando nisso, conhecer alguns exemplos de SaaS pode ser interessante. Veja algumas das principais marcas e soluções que estão transformando a forma como as empresas operam.
Veja a seguir!
Índice de conteúdo
1. O que é SaaS?
2. Como funciona o modelo de negócio SaaS?
3. Quais são os principais benefícios do uso de SaaS?
4. Exemplo de projeto SaaS para se inspirar
5. Como uma empresa pode escolher a solução de SaaS certa
O que é SaaS?
SaaS, que também pode levar o nome de software service, é um modelo de entrega em que o software é fornecido como um serviço hospedado em nuvem.
Nesse modelo, os usuários não precisam adquirir ou instalar o software em seus dispositivos localmente.
Em vez disso, eles acessam o software por meio da Internet, utilizando um navegador da web ou um aplicativo dedicado.
Como funciona o modelo de negócio SaaS?
O modelo de negócio SaaS funciona de forma diferente dos modelos tradicionais de venda de software.
Ao adotar o modelo SaaS, uma empresa desenvolve um software e o disponibiliza como um serviço hospedado em nuvem.
Sendo assim, os usuários interessados em utilizar o software se inscrevem para uma assinatura, geralmente em um modelo de pagamento recorrente, como mensal ou anual.
Após a assinatura, as pessoas obtêm acesso ao software por meio de um navegador da web ou de um aplicativo dedicado.
Como parte do modelo SaaS, o provedor é a pessoa responsável pela manutenção, atualização e suporte contínuo do software.
Isso também significa que os usuários têm acesso a versões atualizadas e aprimoradas do software sem precisar se preocupar com a instalação manual de atualizações.
Quais são os principais benefícios do uso de SaaS?
O uso de SaaS oferece vários ganhos para empresas e também aos usuários finais. Quais são eles?
Aqui estão três principais vantagens do SaaS:
- Acessibilidade: ao adotar uma solução SaaS, os usuários podem acessar o software de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que tenham uma conexão à Internet;
- Escalabilidade e flexibilidade: as empresas podem aumentar ou diminuir facilmente o número de assinaturas ou recursos de acordo com suas necessidades em determinado momento;
- Atualizações contínuas: com o modelo SaaS, os provedores de software são responsáveis pela manutenção e atualização do software. Isso significa que os usuários têm acesso a versões atualizadas e aprimoradas, sem a necessidade de instalações manuais ou interrupções operacionais.
Exemplo de projeto SaaS para se inspirar
Um bom exemplo de SaaS é a da Northern, uma empresa de negócios digitais que oferece ferramentas para orientar outras empresas a terem sucesso em sua jornada.
Fizemos uma ferramenta de SAAS chamada Decode. Uma plataforma de inteligência artificial especializada na tradução de conteúdos e documentos da área jurídica — do português para o inglês e vice-versa.
Conheça a Decode
Como o Google Workspace funciona como um exemplo de SaaS?
O Google Workspace é um exemplo proeminente de como o modelo SaaS é aplicado com sucesso. Ele funciona como um conjunto de aplicativos baseados em nuvem desenvolvido pelo Google, que inclui ferramentas de produtividade e colaboração.
Seu acesso se dá por meio de um navegador da web ou aplicativos dedicados. Ou seja, os usuários não precisam instalar nenhum software localmente, pois todos os aplicativos e arquivos estão hospedados na nuvem do Google, percebe?
Seu formato de assinatura também permite que os usuários escolham entre diferentes planos, dependendo das necessidades de sua organização. O pagamento é feito em uma base recorrente, seja mensal ou anual.
Como o Salesforce é usado como um exemplo de SaaS?
O Salesforce é amplamente reconhecido como um exemplo de SaaS. Fundada em 1999, a empresa é uma das principais empresas de software baseado em nuvem e oferece uma ampla gama de soluções CRM.
Ele também é totalmente baseado em nuvem. Os usuários podem acessar o Salesforce por meio de um navegador da web ou de aplicativos móveis dedicados.
Um dos principais destaques da assinatura do Salesforce é que as suas soluções são personalizáveis e escaláveis, podendo se adaptar às necessidades e ao crescimento de cada empresa.
Os usuários têm acesso a atualizações regulares do Salesforce, que incluem melhorias de recursos, correções de bugs e atualizações de segurança.
Como o Dropbox se encaixa como um exemplo de SaaS?
O Dropbox é um exemplo de SaaS que funciona como plataforma de armazenamento e compartilhamento de arquivos na nuvem que são mantidos pela empresa e acessados pelos usuários via navegador web ou aplicativo usando a internet.
Ou seja, assim como os demais, não é necessário instalar nenhum software adicional, pois o acesso é feito por meio de um navegador da web ou aplicativos dedicados para dispositivos móveis e desktop.
Os usuários podem carregar seus arquivos e pastas no Dropbox e sincronizá-los automaticamente entre dispositivos, como computadores, smartphones e tablets.
Isso permite que os usuários acessem seus arquivos de qualquer lugar e compartilhem facilmente com outras pessoas.
Como o Zoom é um exemplo de SaaS?
O Zoom é amplamente reconhecido como um exemplo de SaaS de sucesso. Lançado em 2011, é uma plataforma de comunicação por vídeo e áudio que permite a realização de videoconferências, reuniões virtuais, webinars e chamadas telefônicas.
Ele opera inteiramente como um serviço baseado em nuvem, incorporando os princípios fundamentais do SaaS.
O aplicativo é altamente escalável e flexível. A plataforma pode lidar com uma grande quantidade de participantes em uma única reunião, permitindo que empresas de todos os tamanhos realizem reuniões virtuais com equipes distribuídas.
Também como parte do modelo SaaS, o Zoom fornece atualizações regulares que trazem melhorias de desempenho, recursos adicionais, correções de segurança e outras melhorias.
Como uma empresa pode escolher a solução de SaaS certa?
Ao escolher a solução de SaaS certa para as necessidades de uma empresa, é importante considerar vários aspectos.
Vamos conhecê-los?
- Antes de selecionar uma solução de SaaS, identifique claramente as necessidades da empresa. Considere os objetivos, processos e áreas onde a solução será aplicada. Isso ajudará a determinar quais recursos e funcionalidades são essenciais, certo?
- Realize uma pesquisa abrangente do mercado de SaaS para identificar as opções disponíveis. Compare as soluções com base em critérios como recursos, preços, suporte ao cliente, escalabilidade e integração com outros sistemas;
- Verifique se a solução de SaaS pode crescer junto com a empresa. Avalie se ela pode lidar com um aumento no número de usuários, recursos e demandas à medida que a empresa se expande;
- Certifique-se de que a solução de SaaS tenha medidas robustas de segurança e criptografia de dados. Além disso, verifique a conformidade com regulamentações de privacidade, como o GDPR;
- Considere como a solução de SaaS se integra com os sistemas existentes da empresa, como ferramentas de CRM, software de contabilidade ou outros aplicativos cruciais. A integração suave facilita o fluxo de dados e a colaboração entre os sistemas!
0 comentários