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Dicas para empreendedores em tempos de Covid-19

Por netoconcon em Março 31, 2020Março 31, 2020

Dedicamos esse material aqueles pequenos e médios empreendedores que são a base de país….

…aqueles que são corajosos de empreender no Brasil …aqueles que geram emprego
…aqueles que movimentam a economia
…aqueles que sempre são considerados os “vilões”

….continue acreditando

Introdução

Hoje vivemos em um mundo VUCA (Volátil, Incerto, Confuso e Ambíguo), isso acontece pela velocidade que as coisas estão evoluindo e não digo apenas sobre a velocidade de desenvolvimento da tecnologia, mas também mudanças comportamentais das pessoas que colocam em xeque modelos de negócios consolidados e privilegiam os novos.

Como gestor e empreendedor, você precisa se adaptar e se antecipar a essas mudanças, dentro e fora do seu mercado. Quem permanecer com a mesma mentalidade e jeito de fazer as coisas, pode não sobreviver a essas constante mudanças.

Essa situação foi agravada com o cenário do COVID-19 e os pequenos negócios, com certeza serão os mais impactados. Por isso, nesse material vamos compartilhar 5 dicas que utilizamos dentro da Northern para organizar a casa, revermos processo, reduzirmos custos, buscar novas fonte de receitas e passarmos por esse período de extrema incerteza, com o mínimo de impacto possível

“ Não é a espécie mais forte que sobrevive, ou a mais inteligente, mas a que melhor se adapta à mudança “

Charles Darwin

Objetivo

Nosso objetivo com esse material é ajudar você empreendedor com dicas sobre como implementar ações que podem ajudar a sua empresa a atravessar esse momento de incertezas e preocupações.

Nota1: A Northern está aplicando todas essas dicas no dia a dia da nossa empresa, portanto, estamos dividindo com você aquilo que também estamos fazendo para o nosso negócio.

Nota 2: Apesar de entendermos bastante de finanças, A Northern não é uma consultoria financeira, por isso não somos especialistas em redução de custos. Esse é um dos principais desafios que você deve estar lidando neste momento, mas para isso, recomendamos buscar consultorias ou especialistas dedicados no assunto.

Dica #1  – Mapeie as incertezas e riscos e traçando um plano de mitigação

Mapa de Incertezas

Pela primeira vez em muitos anos há pouco protocolo de plano de ação para um momento como esse, mas há uma metodologia que nos ajuda muito a nos preparar para as situações adversas.

O Mapa de Incerteza busca mapear os possíveis acontecimentos e prever sua direção, magnitude e plano de ação.

Esse é o um trabalho proativo – ele prevê uma antecipação de problemas.
Para efeito didático, vamos utilizar como exemplo uma loja de produtos alimentícios

Passo 1

Faça um exercício com sua equipe
* Faça esse exercício por vídeo conferência (nós gostamos muito do Whereby)

  • mapeie todos os principais acontecimentos que podem ocorrer nos próximos meses com sua empresa

Dica: Use Post its, um para cada incerteza Tempo: 20 a 30 minuto

Incertezas:

  • Incerteza 1: Será que minha loja pode ficar fechada mais 1 mês?
  • Incerteza 2: Meus consumidores vão comprar online?

Passo 2

Escolha uma das incerteza mapeadas no passo 1 e siga o fluxo abaixo.

mapa de incerteza para negócios

Passo 3

Para cada linha do seu negócio (Despesa x Receita) faça um exercício de pelo menos 3 atitudes que possam ser tomadas

plano de ação para mapa de incerteza

Passo 4

Ao final desse exercício, repita o processo para as outras incertezas.

Ao ponto de que você terá mapeado todas as suas incertezas, magnitude do impacto no seu negócio e desenhado um plano de ação.

A partir de agora, priorize o plano de ação e divida sua equipe e eleja um líder para cada frente de trabalho.

Dica #2  Estabeleça parcerias, isso é mais importante do que nunca

Escolha os parceiros certos para o momento

O mercado brasileiro ainda é pouco maduro na questão de parcerias e construção. Este é um momento de sobrevivência, então é melhor ter bons parceiros do que enfrentar sozinho os desafios que estão por vir. Mas como escolher bons parceiros? A Northern entende que existem 3 tipos parcerias:

  • Parceiro Complementar
  • Parceiro de Ocasião
  • Parceiro Estratégico

mapa de parcerias 1

Parceiro de Ocasião

  • São aquelas empresas que tem pouca sinergia com o seu negócio, mas ela está presente no seu ecossistema/mercado.
  • Essas parcerias estão mais ligadas a inovação, tente pensar em parceiros improváveis.
  • Esses parceiros são encontrados na sua maioria oferecendo produtos e serviços para os seus clientes, e por isso faça sentido uma conexão

Parceiro Complementar

  • São aqueles produtos ou serviços que são complementares ao seu, normalmente o cliente já entende que deve usar o seu produto/serviço junto com o desse parceiro e por isso é importante estabelecer essa conexão.

Parceiro Estratégico

  • São aqueles que o negócio está diretamente ligado ao seu, ele pode ser um fornecedor ou um intermediário entre você e seus clientes.
  • Essa parceria deve ser bem estruturada – ambos devem construir as possibilidade de redução de custo na cadeia, e formas de comporem novos produtos e novas receitas.
  • Neste momento priorize essas parcerias, pois elas devem ter maior impacto no seu negócio

Para efeitos didáticos nós vamos aplicar esse exercício em uma Loja de Sapatos

Parceiro Estratégico

Parceiro Complementar

Parceiro de Ocasião

Seu fornecedor de sapatos (indústrias)

Lojas de Roupas

Produtos para Barbear

  • Neste momento seu cliente não está indo na sua loja, e você não está conseguindo vender para ele. Mas você mantém o relacionamento com eles
  • A indústria de sapatos não está vendendo pois depende de você para chegar no cliente, mas ele tem uma frota de caminhão ou um operador logístico.
  • Que tal fazer um parceria para a indústria entregar direto na casa do seus clientes?
  • Os mesmos clientes que estão com dificuldades de comprar sapatos, também devem estar enfrentando a dificuldade de comprar roupas.
  • Que tal fazer uma parceria com lojas de roupas. Trocando base de clientes. § Comprando R$ x reais em sapatos seu cliente ganha desconto na compra de roupas dessas lojas e vice versa.
  • Aproveite para reduzir o custo de entrega, dividindo o custo com esse parceiro.
  • Os produtos não tem sinergia, mas o consumidor é o mesmo.
  • Neste momento as pessoas estão se barbeando mais em casa do que em barbeiros.
  • Monte um Kit com produtos para barbear e ofereça no seu instagram, whatsapp e plataformas digital.

Dica #3 – Automatize processos e reduza atritos no fluxo de trabalho

O mercado brasileiro ainda é pouco maduro na questão de parcerias e construção. Este é um momento de sobrevivência, então é melhor ter bons parceiros do que enfrentar sozinho os desafios que estão por vir. Mas como escolher bons parceiros? A Northern entende que existem 3 tipos parcerias:

  • Parceiro Complementar
  • Parceiro de Ocasião
  • Parceiro Estratégico

A importância da Automatização

No momento que estamos vivendo e nos meses que estão por vir, cada negócio terá que reduzir o máximo possível de custos e gerar valor na mesma medida.

Serão meses que a palavra otimização estará em pauta mais do que nunca.

  • Otimização de tempo Otimização de Budget/Verba
  • Otimização de tarefas
  • Otimização de pessoas

Isso só é possível quando você automatiza processos.

Nós da Northern, pensamos da seguinte forma: Se eu sofro com algum processo que é demorado, alguém já deve ter sofrido e inventado uma solução, então Pesquise soluções! Se não existir solução para isso, então você acaba de descobrir uma oportunidade de negócio.

Exemplo aplicado a Northern

Um dos nossos serviços é o Score Qualification, em que avaliamos startups para fundos de investimentos e para empresas que desejam investir. Nesse serviço, avaliamos 10 indicadores de performance e a avaliação de cada indicador envolve um processo de três etapas (levantar informações, analisar as informações e atribuir um score).

Toda semana enviamos um relatório de status para nossos clientes. Imagine quanto perderíamos de tempo se toda semana precisássemos preencher um relatório para cada cliente? Provavelmente isso limitaria nosso crescimento. Por isso, passamos todos nosso fluxo de trabalho para o Trello (ferramenta de gestão de projetos) e conectamos via Zapier com nosso email (sem custo e com um delay de 10 minutos).

Toda dia de enviar um relatório, arrastamos o card de cada indicador de performance para uma coluna de tarefa concluída. O Zapier identifica esse gatilho e envia um email em um template que já pré definimos.

automatizando processos com o zapier

Dica #4 – Investigue os impactos e busque novas receitas

O impacto do Covid – 19 na jornada de compra

Muitos negócios mudarão pós Covid-19, o consumidor está experimentando novos meios de consumo, principalmente no campo digital/online.

Novas preocupações estão surgindo e isso deve ter impacto em diversos segmentos.

O consumidor com certeza estará mais preocupado com demandas que antes eram menores:

  • Saúde / Prevenção / Tratamento Preventivo
  • Higiene / Limpeza
  • Saúde Mental
  • Conveniência

Para efeitos didáticos nós vamos aplicar esse exercício em um restaurante por quilo que atua em regiões de escritórios.

O seu consumidor deve mudar o comportamento nos próximos meses:

mapa de jornada do cliente

      Ele deve se preocupar mais com a higiene do local onde vai almoçar

      Como podemos fazer para demostrar a limpeza e higiene do nosso local?

  1.   Faça uma reciclagem de treinamento com sua equipe
  2.   Conte para seu consumidor, através de comunicações, como você se preocupa com a limpeza
  3.   Convide seu consumidor para visitar a cozinha
  4.   Utilize as redes sociais para te ajudar a reforçar esse ponto

      Ele deve se preocupar com alimentos saudáveis que ajudem na manutenção da saúde

      Como podemos ajudar o consumidor com suas demandas por saudáveis?

  1.  Faça uma parceria ou contrate uma nutricionista
  2.  Inclua no seu cardápio alimentos saudáveis
  3.  Valorize pequenos produtores que tem alimentos/ingredientes mais naturais
  4.  Utilize comunicação no restaurante e redes sociais.

        Ele deve evitar lugares cheios de pessoas

        Como podemos fazer para ele escolher seu restaurante?

  1.   Organize seu “salão” de mesas de maneira a não ter aglomerações
  2.   Treine sua equipe para ajudar na fluidez das pessoas dentro do restaurante
  3.   Cobre agilidade da sua equipe
  4.   Faça sua equipe ter uma comunicação boa e clara entre ela e com os consumidores

      Ele deve ter uma restrição orçamentária da família e precisar economizar

      Como podemos fazer para ele não parar de comprar no seu restaurante?

  1.  Pense em formatos econômicos para oferecer seus pratos
  2.  Faça um cartão fidelidade com descontos
  3.  Pense em oferecer “marmita” para ele comer na própria empresa

Dica #5 – Aproveite o momento para co-construir com seu cliente

Co-Construção com Clientes

     Seu cliente muito provavelmente deve estar passando um momento difícil e de altas incertezas. Em cenário como este é extremamente importante o diálogo com seu cliente, criando pontes, abaixo listamos algumas frentes que você co-construir com seus clientes

Dicas para empreendedores em tempos de Covid-19

Exercício de Co-Construção

Para efeitos didáticos nós vamos aplicar esse exercício com uma agência de publicidade.

O budget para contratação de agências deve ser impactado nos próximos meses.

O seu cliente terá maior foco em ações que gere receita imediata e com menor investimento possível.

Chegou a hora de reinventar seu modelo de atendimento, para isso faça um exercício com seu cliente.

Utilize o Mapa de Empatia e pergunte para ele sobre suas necessidades e suas dores.

mapa de empatia

Pensa & Sente

Quais são as opiniões que ele pensa, mas não externaliza? Quais são as situações mais difíceis na sua rotina que estão envolvidas com o problema em questão?

Vê & Ouve

Quais pessoas influenciam sua persona? Quais são as atitudes das marcas preferidas da sua persona? Quem ela escuta? Quem ela segue?

Faz vs Fala

As vezes há um distânciamento entre o comportamento da persona com o que ela fala. Um bom entendimento desse distânciamento é fundamental para a construção da persona.

Dores 

Quais são as dores do seu cliente neste momento? Quanto ele está sendo impacto no momento?

Ganhos

O que faria ele se sentir melhor em relação ao problema alvo? O que seu usuário considera sucesso? Onde você pode ajuda-lo com sua dor?

Para saber mais sobre as outras dicas baize nosso Ebook:

ebook 5 dicas para empresas lidarem com o Covid 19
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netoconcon

Neto Concon é economista e administrador pelo Insper. Trabalhou com turnaround de empresas antes de virar empreendedor. Hoje é fundador da Northern Ventures, co-fundador do Wabafood, mentor de startups no Founder Institute, mentor na disciplina Resolução Eficaz de Problemas no Insper e professor de desenvolvimento web e produtos no Le Wagon

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