Produtos digitais: por que sua empresa precisa ter um
Os produtos digitais, por terem uma relação intrínseca com os softwares, são uma demanda que tem crescido fortemente no mercado. E, por essa razão, muitas empresas têm investido nessas soluções.
Mas lançá-los não é uma tarefa fácil. Não é à toa que, de acordo com a Harvard Business School descobriu, cerca de 95% dos novos produtos falham. Traduzindo esse estudo, podemos entender que, criar não é sinônimo de sucesso. Mas sim criar com qualidade e propósito.
É justamente nesse momento que entra uma grande premissa: a tecnologia. Ela é o grande meio da criação dos produtos digitais, que pode acontecer por meio de uma software house — quem faz a mágica acontecer.
Mas para adentrar mais no universo desse tema, resolvi criar um conteúdo para explicar mais sobre esse conceito e, principalmente, porque as empresas devem investir em um produto digital. Tenha uma boa leitura!
O que é um produto digital?
Em primeiro lugar, é importante esclarecer que existe um certa limitação no senso comum sobre produto digital Aqui, eu quero expandir um pouco esse entendimento, que talvez não seja tão difundido quanto deveria.
Para explicar então o que ele significa, me baseio fortemente na visão de Jules Erhardt. Para ele, um produto digital é:
“Um produto ou serviço ativado por um software que oferece alguma forma de utilidade a um ser humano.” E, ao mesmo tempo, envolve “a entrega dos pontos de contato digitais de um produto ou serviço”.
Aqui vale dizer que não há diferença entre produto ou serviço, os dois direcionam para a mesma coisa, que é entregar o valor aos usuários por meio de uma interação digital.
Isso significa, do ponto de vista prático, que ele pode ser entendido como um aplicativo ou um software. Ou seja, isso vai muito além da visão tradicional que se tem dos tipos de produtos digitais mais conhecidos, como e-books, webinários, cursos online, podcasts e sites.
Mas o que torna o grande objetivo desse tipo de produto, na visão de Rob Boyett, que também trabalha nesse viés, é que “um produto digital deve proporcionar uma relação mutuamente benéfica para empresas e consumidores”.
Por isso também, ele acredita que os benefícios obtidos devem ser transparentes para ambas as partes.
Por que os produtos digitais ficaram tão populares?
Digitalização. Esse é o principal motivo que fez com que esse tipo de serviço ganhasse tanta força atualmente. Desde o surgimento da internet e a força dos ambientes digitais, o acesso a esse universo se expandiu.
Além disso, os avanços tecnológicos e as inovações demandaram a necessidade do uso muito mais ostensivo dos softwares e aplicativos para resolução de atividades.
Com isso, os produtos digitais estão inseridos nessa transformação digital do mercado e se expandem para indústrias, varejos e consumidores. Isso faz com que muitos negócios queiram criar essas soluções e ferramentas para serem usadas na jornada das pessoas.
Quais as vantagens de um produto digital para marcas e empresas?
Desenvolver um infoproduto é um excelente caminho para as empresas. Quais são as vantagens disso quando pensamos nas marcas? São muitas. A seguir, conheça um pouco sobre os 3 principais benefícios desse investimento.
Tecnologia de ponta
A tecnologia é uma das principais responsáveis pelo sucesso de produtos digitais. Ela pode entregar mecanismos inteligentes, com uma experiência de usuário muito melhor e satisfatória.
Ao mesmo tempo, os aplicativos e softwares se baseiam em dados. Ser data driven, nesse contexto, é fundamental para entender os comportamentos e as necessidades dos usuários de acordo com a forma que eles consomem esses serviços.
Com isso, obtém-se um produto conectado às demandas e aos desejos dos clientes. Ou seja, a tecnologia gera assertividade.
Maior lucratividade
Com a criação de produtos digitais, há uma possibilidade maior de obter lucratividade. Afinal, é possível ter custos menores no desenvolvimento de um software do que uma criação física, por exemplo.
Ao mesmo tempo, o gasto com armazenamento e todas essas variações somem quando se está trabalhando com algo digital. Os produtos digitais também têm maior velocidade de distribuição, com alcance global — se for necessário.
Fidelização do público
A conveniência que os produtos digitais oferecem torna atraente para os consumidores comprarem com mais frequência ou regularmente. Ou seja, é uma estratégia que fideliza e aumenta o engajamento das empresas.
Sem contar que é possível acompanhar mensalmente o produto e oferecer atualizações para mantê-lo sempre em seu melhor estado. Tudo isso cativa fortemente a sua base de clientes, fazendo com que ela seja mais fiél.
Exemplos de produtos digitais que as empresas oferecem
Há uma infinidade de exemplos de produtos digitais que as empresas podem investir para oferecer aos seus clientes.
Muitos produtos são compostos totalmente por um software, já que quase todos os negócios são digitalizados e dependem dessa tecnologia. Para exemplificar, trago uma lista com alguns:
- Aplicativo de serviço automotivo, como Uber, 99 ou indriver;
- Painel digital em carros automáticos e inteligentes, como Tesla;
- Aplicativo de banco digital, como é o caso do Nubank e Inter;
- Provador virtual de roupas com RA em lojas, como Ray Ban;
- Aplicativo para simular cores nas paredes, como o Coral Visualizer;
- Pulseiras de monitoramento de atividades físicas, como wearables da Nike.
Como a Northern pode ajudar sua empresa a ter o produto digital certo?
Como falamos, um produto digital tem como principal função ser útil para o seu público-alvo em um contexto de digitalização. Mas isso só é possível se houver investimento em expertise na hora de criar um aplicativo ou software.
A Northern é uma empresa de negócios digitais que pode orientar a sua empresa a ter sucesso em sua jornada por meio das ferramentas que oferece.
Por isso, estamos prontos para tirar suas ideias do papel e transformá-las em produtos que podem ser desde plataformas web até aplicativos bem elaborados e focados em um nicho específico. Se você está procurando uma software house de confiança para apostar no seu negócio, a Northern é a melhor solução para você. Fale com nossa equipe e conheça ainda mais o que podemos fazer pela sua empresa!
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